Quem somos

O Instituto CONVIVA é uma organização sem fins lucrativos que nasce no contexto pandêmico, em 2020. Diante de diversos ataques a democracia, nesse mesmo ano, com o intuito de intervir nos desafios vivenciados pelos povos da Amazônia, professores, estudantes e uma equipe multidisciplinar se juntam na iniciativa de contribuir na garantia e defesa dos direitos e no acesso ao bem-estar, buscando a equidade, justiça e paz social.

O principal objetivo do CONVIVA é lutar pela garantia dos direitos assegurados pela Constituição Federal e no fortalecimento da autonomia dos povos da Amazônia.

A iniciativa se deu no contexto que a doença da Covid-19 ampliou e descortinou ainda mais as camadas de desigualdade em níveis socioeconômicos, sanitários, étnico-raciais, gênero e entre outras interseccionalidades. Nessa conjuntura de retrocessos nas políticas públicas aos povos indígenas, do movimento negro, de mulheres, migrantes e de comunidades tradicionais, os pesquisadores da Universidade Federal de Roraima formam o instituto Conviva como resposta aos desafios vivenciados em 2020.

Com uma equipe multidisciplinar no campo da educação, jurídico, social e cultural, saúde, urbanização, políticas públicas entre outros, realizaram-se consultorias e assessorias em nome da instituição, com diversos projetos envolvendo atividades para as crianças, para a juventude, idosos, camponeses, povos indígenas e migrantes internos e internacionais.

Alguns deles se destacam: A implementação de ações do projeto "Amazônia: Cuidando da casa comum Conscientização, educação intercultural e educação bilíngue nos centros educacionais Fé e Alegria” em 2022; contribuições científicas para o Mapa da violência na Amazônia em 2023; projetos sobre sustentabilidade ambiental a partir de gênero ainda em 2023, finalizando com a consultoria para ações futuras para o Departamento de Mulheres Indígenas de Roraima do Conselho Indígena de Roraima.

Assim, tivemos como parceiros o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Rede de Migrações Unidos no Brasil, o Fundo Socioambiental Casa, a Associação de Mulheres de João de Barro, a Fundação Fé e Alegria do Brasil, a Fio Cruz, Associação dos povos indígenas da terra São Marcos e o Conselho Indígena de Roraima.

.

Perguntas frequentes

  • Nossa missão é apoiar o desenvolvimento sustentável e a cooperação técnica e científica na Amazônia, com um foco especial no estado de Roraima.

  • Nossa atuação busca apoiar a saúde por meio de pesquisas, pensando em políticas públicas inclusivas e conscientização da população, além de formar parcerias para melhorar o conhecimento sobre o acesso aos serviços de saúde.

  • Através de bolsas de estudo, projetos de pesquisa e promoção de eventos educacionais e inovadores.

  • Sim, apoiamos a agroecologia e proporcionamos meios para o desenvolvimento sustentável do meio rural.

  • Sim, organizamos e promovemos congressos, cursos, seminários e outros eventos de capacitação e difusão do conhecimento.

  • Há diversas formas de contribuir, desde doações até participação em nossos programas de voluntariado.

  • O Instituto oferece suporte especializado para pessoas com autismo, focando no desenvolvimento de habilidades de comunicação e sociais através de terapias personalizadas e programas educacionais adaptativos. Nossos serviços incluem terapia comportamental, ocupacional, e da fala, além de atividades de integração social que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a independência dos participantes